sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Artigos Psicopedagógicos, etc.

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PSICOPEDAGOGIA
Sabe-se que a escola e a família são os maiores responsáveis por grande parte da aprendizagem humana, cumprindo o papel de mediadores entre o indivíduo e a sociedade. Esta é incorporada à medida que o sujeito, através da aprendizagem, apropria-se do seu mundo cultural e simbólico.
Nesse aspecto, a escola passa a ser alvo da Psicopedagogia que assume um compromisso a nível preventivo, preocupando-se com o mundo sociocultural do indivíduo (sua história pessoal, familiar, escolar e social).
Em relação à queixa de comportamento inadequado do aluno, a psicopedagogia pode contribuir com a Escola promovendo um melhor entendimento acerca da dificuldade do aluno, permitindo uma modificação da sua ação pedagógica, procurando articular aspectos afetivos, cognitivos e sociais que intervém no processo de ensino-aprendizagem, fornecendo subsídios para que o aluno tenha condições de relacionar-se de uma forma adequada com professores, familiares e também com a aprendizagem. No olhar distinto do Psicopedagogo o aprendiz também pode se ver diferente e ter mais chance de sair do lugar em que o puseram ou o qual ele próprio se colocou (Rubinstein, 1999 p.19).

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