O Artigo Científico Configurações Curriculares mediante o enfoque CTS: Desafios a serem enfrentados na Educação de Jovens e Adultos, de Cristiane Muenchen e Décio Auler, é a síntese de uma pesquisa de cunho qualitativa. Para isso, foram utilizados registros, questionários, entrevistas, que tinham por finalidade identificar e discutir o posicionamento de professores da EJA quanto à utilização de temas; Temas esses, considerados por muitas vezes “polêmicos”, de alta relevância social, e também, procurando analisar como a instituição reage frente a confrontos ocasionados pela escolha desses temas. Ou seja, buscam-se currículos mais sensíveis que venham a tratar de assuntos do cotidiano da demanda dos alunos da EJA e cabe a nós, lembramos que a finalidade da EJA é formar cidadãos críticos e participativos na sociedade e como formar cidadãos críticos e participativos, se as experiências não partirem dos mesmos? Como enfatiza Paulo Freire, essas vivências devem ser levadas ao contexto escolar para que a partir delas, seja feita uma leitura crítica da realidade.
Com 14 laudas, o artigo pauta-se em curso realizado no ano de 2005, em Santa Maria, RS, onde, surge o problema de investigação da pesquisa, sendo ele o seguinte: Quais os possíveis desafios a serem enfrentados/ investigados quando se buscam configurações curriculares que contemplem o enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) por meio da abordagem de temas de relevância social junto à EJA?
Freire e Shor (1986, p.87) destacam e é uma grande verdade: “O educador libertador tem que estar atento para o fato de que a transformação não é uma questão de métodos e técnicas. Se a Educação libertadora fosse somente uma questão de métodos e técnicas, então o problema seria mudar algumas metodologias tradicionais por outras mais modernas. Mas não é esse o problema. A questão é o estabelecimento de uma relação diferente com o conhecimento e com a sociedade”. E os currículos falsamente neutros, que não partem da realidade, formam somente os estudantes para olharem as coisas, sem sequer ter a capacidade de julgá-las, sem questioná-las.
A abordagem temática constitui-se numa “Perspectiva Curricular” cuja lógica de organização é estruturada com base em temas, com as quais são selecionados os conteúdos de ensino das disciplinas. Nessa abordagem, a conceituação científica da programação é subordinada ao tema que segundo Cachapuz (1999) contribui para a compreensão e busca de soluções para problemas reais e para superação da fragmentação disciplinar.
A escola tem autonomia para a construção de seu projeto Educacional próprio, assim, podendo proporcionar aos seus educandos a possibilidade de tornarem-se esses tão esperados cidadãos participativos na sociedade.
Para que enfim esse plano de trabalho dê certo, é necessário que haja diálogo, interação e, acima de tudo, a valorização desses profissionais da educação, pois não bastam investimentos em novas tecnologias se quem as usará, além da aparente desmotivação, forem também leigos quanto à utilização dos mesmos.
Ana Paula Barbalho dos Santos
Ana Paula dos Santos Trindade
Hélio Afonso Celestino dos Santos
Pós-Graduandos em PROEJA
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