quinta-feira, 17 de abril de 2008







REUNIÃO REGIONAL DA SBPC UTILIZA CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA TRANSFORMAR BAIXADA FLUMINENSE
Pela primeira vez, os municípios de Duque de Caxias e Nova Iguaçu serão sede para uma das Reuniões Regionais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Com o tema “Educação e Ciência para o Desenvolvimento Sustentável da Baixada Fluminense”, o evento promete reunir aproximadamente 30 mil participantes nas duas cidades, entre os dias 7 e 10 de maio de 2008.
A SBPC é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada principalmente para a defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Todos os anos, ela organiza sua Reunião Anual (atualmente em sua 60ª edição) e, semestralmente, as Reuniões Regionais, realizadas cada vez em um estado diferente.
Comparecem aos eventos cientistas, professores, estudantes, profissionais, trabalhadores e todos aqueles interessados na discussão de temas ligados à ciência e tecnologia. Nessas ocasiões, há a promoção de debates, mesas-redondas e mini-cursos destinados a familiarizar a sociedade e os educadores com o trabalho científico e tecnológico, destacando sua importância para o país.
Nesta edição, a Baixada Fluminense, representada pelas cidades de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, foi a região brasileira contemplada pela Reunião da SBPC, que conta com a participação da sociedade civil e associações científicas das diversas áreas de conhecimento.
Durante os três dias do evento, organizado simultaneamente nas duas cidades e com programações específicas, são esperados alunos e professores das redes municipal e estadual de Duque Caxias, Nova Iguaçu e adjacências, além das comunidades e da população em geral.
Para ser realizada de forma coletiva nos dois municípios, estão sendo mobilizados educadores, alunos, entidades sindicais, movimentos sociais, fundações, governos, empresários, organizações não-governamentais, universidades e escolas, além das duas prefeituras.
A Reunião Regional da SBPC visa proporcionar amplos debates, com temáticas do cotidiano dos municípios-sede, da região e do Brasil, além de resgatar e dar visibilidade às pesquisas e aos trabalhos desenvolvidos por alunos e professores dos locais.
As oportunidades proporcionadas por esses encontros são formas de contribuir para a disseminação do saber científico e tecnológico para além das fronteiras das universidades e grandes centros acadêmicos, tornando-o conhecimento prático e coletivo, gerando frutos para uma vida melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário